Você tem problemas de equilíbrio? Mais um motivo para fazer Pilates!

Além de ser ótimo para os músculos, postura e relaxamento, o Pilates também pode ajudar a manter o equilíbrio.
Os exercícios específicos para melhorar a instabilidade exigem muito da musculatura, trabalhando assim o abdome e outros músculos que ajudam no equilíbrio.
A professora Angelita Mazza do Atma Studio, separou algumas dicas especiais sobre o equilíbrio. Segundo ela, qualquer exercício realizado em bases instáveis ajudam a melhorar o equilíbrio, como a bola, rolo e discos de rotação, assim como diminuir as bases de apoio, por exemplo, fazer os exercícios em um pé só, nas pontas dos pés, de joelhos, entre outros.

Veja abaixo os exercícios recomendados pela professora:

1- Avião
Em pé, pés com pequeno afastamento. Começar projetando o corpo a frente (flexionando o quadril) e ao mesmo tempo tirando uma das pernas do chão.
À medida que o tronco for descendo, uma das pernas vai subindo tentando ficar na direção do tronco e ambos paralelos ao chão e no máximo até a linha do quadril. Os braços se afastam e ficam na linha dos ombros imitando as asas de um avião. Faça de 4 a 6 repetições em cada perna tentando manter o quadril alinhado (evitar rodar ou desalinhar quadril).


2- Prancha de frente sobre a bola
Em decúbito ventral sobre a bola (abdome para baixo), com os cotovelos apoiados na bola num ângulo de 90 graus e pés no chão (metatarsos ou ponta dos pés). Mantenha a coluna alinhada, contraia a região dos glúteos e abdômen.
Mantenha nesta posição sem mudar a postura, ou seja, abdome estabilizando e mantendo a posição o tempo todo pra não haver sobrecarga na lombar. Ficar em torno de 20 segundos e ir aumentando o tempo gradativamente.
Variações: a prancha pode ser feita no chão com apoio de joelhos para iniciantes, com os cotovelos no Bosu ou com as mãos na bola de medicine ball (mais avançado).



3- Quadrúpede
Em posição de quatro apoios sobre o solo (mãos e joelhos apoiados no chão), faça uma flexão de ombro subindo o braço direito e ao mesmo tempo a perna esquerda estendida na linha do troco, retorne a posição e faça o mesmo movimento do lado oposto. Alterne e faça em torno de 8 repetições pra cada lado. Mantenha o alinhamento do quadril e a coluna cervical (pescoço), alinhado com a coluna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A polêmica do DESOXICOLATO: Biomédicos proibidos!

Cistos epidérmicos, cistos triquilemais, milium, lúpia

Cicatrizes Hipertróficas e Quelóides