Pular para o conteúdo principal

A polêmica do DESOXICOLATO: Biomédicos proibidos!






Ontem publiquei no Instagram @prof.fredson_serejo (segue lá) sobre a situação do DESOXICOLATO!!!

Mas afinal que Raio é isso?

A Lipo Enzimática é um tratamento que ganhou notoriedade a partir dos anos 2000 devido à possibilidade de reduzir gordura localizada de modo simples e não cirúrgico através de sessões de aplicação de enzimas lipolíticas no local a ser tratado. De lá para cá muitos estudos foram publicados sobre essa técnica mostrando seus resultados, eficácia e segurança [1-4], trazendo confiança e novos adeptos além de tornar-se um dos tratamentos mais tradicionais para redução de gordura localizada em clínicas de estética.

É um tratamento eficaz para a redução de pequenos depósitos de gordura localizada na região subcutânea logo abaixo da derme, na papada, abdômen, flancos nas costas, culotes nos quadris e região entre o bumbum e parte posterior da coxa. É indicado para indivíduos que possuem gordura localizada apesar de já terem uma rotina de atividades físicas e alimentação balanceada. Nesses casos, a chance de sucesso do tratamento é grande já que fatores que contribuem para o acúmulo de gordura como o sedentarismo e alimentação desequilibrada não estão presentes. Não é indicado para casos de obesidade e emagrecimento cujo tratamento mais adequado é o acompanhamento nutricional, inclusão de rotina de atividades físicas, e tratamento médico em casos que haja alguma disfunção no organismo causadora do quadro de obesidade.

O protocolo de tratamento consiste na injeção de enzimas lipolíticas uma vez por semana ou a cada quinze dias em uma ou mais áreas do corpo, sendo necessárias cerca de cinco a dez sessões dependendo do local e da quantidade de gordura. As enzimas mais comumente utilizadas são o Desoxicolato de Sódio, a L-Carnitina e a Cafeína.

Dentre as enzimas utilizadas a mais eficaz é o Desoxicolato de Sódio que é uma molécula produzida naturalmente pelo fígado tendo um papel importante no processo de digestão da gordura que passa pelo intestino. Assim, a indústria farmacêutica desenvolveu em laboratório uma molécula similar, o Desoxicolato de Sódio sintético que pode ser aplicado para a redução de gordura localizada em outras áreas do corpo. O Desoxicolato de Sódio sintético promove a “quebra” das células de gordura (adipócitos) e esses resíduos de células e gordura são então metabolizados e eliminados com a ajuda de células de defesa do corpo que são acionadas para fazer a “limpeza” do local tratado.

Logo após o procedimento é comum e esperado leve edema (inchaço) na região tratada e por isso, esse local pode ficar mais sensível e dolorido, com alguns nódulos não visíveis mas palpáveis de tecido gorduroso que está sendo eliminado, além de hematomas (roxos) em alguns casos. O grau de edema, dor, nódulos e hematomas varia muito de um indivíduo para outro e pode até mesmo variar de uma sessão para outra no mesmo indivíduo. É importante ressaltar que são sinais normais e que fazem parte do processo sendo que desaparecem espontaneamente em cerca de quinze a trinta dias após a aplicação. A associação de sessões de drenagem linfática quatro dias após a aplicação é útil pois ajuda a eliminar mais rapidamente todos esses sinais.

A L-Carnitina e Cafeína são ativos que podem ser associados ao Desoxicolato de Sódio na Lipo Enzimática. A L-Carnitina é uma molécula produzida naturalmente pelo organismo humano e a Cafeína é uma xantina encontrada em diversas espécies vegetais como café, guaraná, chá verde e cacau. Tanto a L-Carnitina quanto a Cafeína tem participação em processos de queima de gordura dentro das células. Assim, a suplementação com esses ativos auxiliará no processo de redução de gordura localizada.

O resultado do tratamento não é imediato e começará a ser percebido geralmente após a terceira sessão, aumentando à medida que mais sessões são feitas. E após trinta a quarenta dias do término do tratamento o resultado final poderá ser observado depois que todo edema, nódulos e hematoma forem depurados.

O tratamento com Lipo Enzimática permite reduzir o volume de gordura na região tratada, mas não a elimina completamente já que isso não deve ser feito nem mesmo com procedimentos cirúrgicos como, por exemplo, a Lipoaspiração. É fundamental para o organismo por diversos fatores fisiológicos que haja células de gordura entre os músculos e a derme no chamado: tecido subcutâneo. E por isso, como sempre existirá um tecido gorduroso residual, essas células de gordura podem se dividir e aumentar de tamanho novamente caso o indivíduo engorde, pare de fazer atividades físicas e/ou tenha uma alimentação desequilibrada com excesso de gorduras, frituras e açúcares. Por isso, manter a rotina de atividades físicas e alimentação balanceada é importante para manter os resultados obtidos com o tratamento.

Referências:
Kamalpour S, LeBlanc Jr. K. Injection Adipolysis: Mechanisms, Agents, and Future Directions. Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology. 2016.
Reeds DN et al. Metabolic and Structural Effects of Phosphatidylcholine and Deoxycholate Injections on Subcutaneous Fat: A Randomized, Controlled Trial. Aesthetic Surgery Journal. 2013.
Rotunda AM et al. Randomized double-blind clinical trial of subcutaneously injected deoxycholate versus a phosphatidylcholine-deoxycholate combination for the reduction of submental fat. Dermatol. Surg. 2009.
Yagima Odo ME et al. Action of sodium deoxycholate on subcutaneous human tissue: local and systemic effects. Dermatol. Surg. 2007.

VEJA A PROIBIÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA!!!

RESOLUÇÃO Nº 299, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2018

O CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA - CFBM, no uso de suas atribuições que lhe confere o inciso II do artigo 10, Lei nº. 6.684/79, com a modificação contida na Lei nº 7.017, de 30 de agosto de 1982, em consonância com o disposto nos incisos III e XVIII do artigo 12, do Decreto nº. 88.439/83.

CONSIDERANDO a exposição e discussão fundamentada em plenário do dia 26 de outubro de 2018, que justificou a necessidade de serem revisto os atos deste Órgão, baixados no decurso em que se estabeleceu a Resolução 214, de 10 de abril de 2012;

CONSIDERANDO, que o art. 3 da resolução 214 /2012, estabeleceu ao profissional Biomédico o uso em procedimento da substancia desoxicolato de sódio;

CONSIDERANDO, que a substancia desoxicolato de sódio foi submetida à apreciação do plenário do Conselho Federal de Biomedicina, que aprovou a suspensão do uso desta substancia, a qual encontra-se estatuído na Resolução 214/2012, que estava sendo utilizada pelo profissional Biomédico, resolve:

Art. 1º - Fica estabelecido a proibição do uso da substancia desoxicolato de sódio, em procedimentos realizado pelo profissional Biomédico em conformidade com as normas estabelecidas pela Anvisa.

Art. 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

SILVIO JOSE CECCHI
Presidente do Conselho

FONTE: http://www.imprensanacional.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51771047



Biomédico, mobilize-se contra a proibição do uso do desoxicolato de sódio pelo CFBM

O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) proibiu o uso da substância desoxicolato de sódio em procedimentos estéticos feitos por biomédicos. A decisão, expressa na Resolução CFBM 299, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 26 de novembro de 2018. Em sua fundamentação, o Conselho afirma que a suspensão ocorreu em conformidade com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Entretanto, não há registros na Anvisa de que a substância esteja proibida. Sobre esse assunto, há apenas duas resoluções, 2682/2005 e 1665/2010, que estabelecem a suspensão da propaganda, publicidade, promoção e informação do desoxicolato de sódio para fins emagrecedores. Portanto, as restrições da Anvisa não se aplicam aos biomédicos, que não utilizam a substância para esse fim.

Como o CFBM não foi suficientemente claro quanto às razões que o levou a proibir o uso, convocamos a categoria para cobrar esclarecimentos e, se for o caso, pedir a revogação da Resolução. A medida pegou os biomédicos de surpresa, já que a substância era amplamente utilizada desde 2012, quando o próprio CFBM regulamentou a sua utilização.

Em março de 2018, a Anvisa publicou a Resolução 583, que defere o registro do desoxicolato de sódio. Ou seja, a substância tem seu uso autorizado em todo o território nacional, não havendo restrição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária em relação à sua segurança e eficácia. Ainda assim, o profissional que, como nós, também quiser confirmar a real situação dessa substância deve fazer uma consulta formal junto à Anvisa. A resposta é feita em até 5 dias e pode determinar o futuro da Resolução.

Se a suspensão não for procedente, consideramos que o profissional biomédico esteta está sendo prejudicado, uma vez que somente ele está proibido pelo seu Conselho de classe de utilizar essa substância. Portanto, solicitamos que os colegas de todo o país pressionem seus respectivos Conselhos Regionais de Biomedicina, e também o Conselho Federal, para que essa situação seja revista. Até lá, recomendamos que a Resolução seja cumprida e que o uso do desoxicolato de sódio seja suspenso para evitar sanções profissionais e judiciais.





Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a manipular o SÉRUM HIDRATANTE HYPER REAL SERUMIZER da MAC.

Ontem postei um vídeo no Instagram e chegou a mais de 15 mil visualizações em menos de 24 horas. Algo que nem eu esperava! O post falava do novo Hidratante da MAC, que é bem caro (R$399), e que dava para manipular e sair bem mais em conta você (em algumas farmácias por menos de R$60).  Mas como não dei conta de responder a todos os comentários de pessoas que me pediram a fórmula. Decidi colocar aqui nest blog. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Prof. Dr. Fredson Serejo | Biomédico Esteta | RJ (@prof.fredsonserejo) Bora aprender a manipular esse creme? Deixei as fórmulas no final do post, mas espero que leia tudo que me levou as conclusão da formulação, para que possa realmente avançar mais nesse mundo de manipulação de cosméticos!  Se você é profissional e quer receber uma  AULAS GRATUITAS  sobre manipulação de cremes e nutracêuticos eu criei um grupo de estudos no Whatsapp.  CLIQUE AQUI   e em breve estarei liberando as aulas. O "Sér

Cicatrizes Hipertróficas e Quelóides

Os autores fazem uma revisão da literatura e em sua prática clínica da fisiopatologia e das múltiplas formas preventivas e terapêuticas das cicatrizes hipertróficas e quelóides. Apesar dessas afecções serem conhecidas e descritas há quase dois séculos, seu manejo e terapia apresentam, ainda hoje, aspectos controvertidos e resultados, muitas vezes, insuficientes. É numerosa a variedade de técnicas, procedimentos e medicamentos empregados na terapêutica desses distúrbios. Os autores, com essa revisão, procuram mostrar os diferentes conceitos existentes, apresentando dois esquemas bastante práticos para a prevenção e o tratamento das mesmas. CLIQUE AGORA MESMO E SAIBA MAIS INTRODUÇÃO A cicatrização é um processo complexo que resulta na formação de um novo tecido para o reparo de uma solução de continuidade. Uma evolução normal das fases de cicatrização em um indivíduo hígido geralmente determina uma cicatriz final de bom aspecto estético e funciona