Melhora da flexibilidade com a prática do Pilates

Dentre os muitos benefícios que o Pilates proporciona, uma delas é o aumento da flexibilidade muscular, deixando o corpo mais maleável, com movimentos mais amplos, com uma boa postura, com aumento da circulação sanguínea e alívio de estresse. Podemos aumentar essa capacidade física que pode ser definida como amplitude de movimento de uma articulação com exercícios dinâmicos que, ao mesmo tempo em que fortalecem, exigem o alongamento das fibras musculares por todo o seu comprimento.
Uma pessoa que trabalha o dia todo sentada, por exemplo, acaba adquirindo uma postura curvada da coluna (cifótica) com ombros curvados para frente. Pelo fato de manter as pernas flexionadas na cadeira, os músculos da coluna lombar e de trás das pernas ficam sem movimento por muito tempo, fazendo com que durante os exercícios, a pessoa tenha dificuldade de esticar totalmente as pernas e mexer a coluna, por ter adquirido esse padrão postural.
O que o Pilates pode contribuir na restauração dos movimentos e no aumento da flexibilidade é utilizar de exercícios que sejam focados de acordo com a necessidade e limitação postural de cada um. Durante a prática, o professor enfatiza o bom alinhamento e encoraja que o aluno execute de maneira confortável e livre de tensão, o que possibilita maior qualidade, eficiência e segurança, evitando lesões.
Conforme alongamos determinados músculos e fortalecemos outros, conseguimos um equilíbrio de forças e melhoria da postura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A polêmica do DESOXICOLATO: Biomédicos proibidos!

Cistos epidérmicos, cistos triquilemais, milium, lúpia

Cicatrizes Hipertróficas e Quelóides