Hernia de disco? Alivie as dores com exercícios de Pilates

Um dos problemas na coluna responsáveis por trazer imensas e contínuas dores é a presença de hérnia de disco. Muitas pessoas possuem e já realizaram inúmeros tratamentos, alguns que aliviavam a dor momentaneamente, mas que após pouco tempo, o sofrimento recomeçava. Quem possui hérnia de disco vive buscando novas terapias e novas soluções para o seu problema crônico. Alguns fazem cirurgia, mas nunca se livram da dor, muitas vezes até agravada após o ato cirúrgico.
Um dos tratamentos que tem sido bastante utilizado é o Pilates, prática essa que visa o fortalecimento de grupos musculares para diminuição e prevenção de enfermidades e seus sintomas. Antes de abordar mais profundamente sobre o tratamento com Piltes, primeiramente vamos entender mais sobre o problema, seus sinais e sintomas e quais as mudanças e consequências que a hérnia traz para a vida de alguém.

Coluna Vertebral x Hérnia de Disco

Nossa coluna vertebral é constituída de 33 vértebras, havendo um disco entre cada vértebra. Esses discos agem como amortecedores, absorvendo os impactos. Cada disco é feito de anel fibroso, juntamente com uma substância gelatinosa no seu interior, chamado de núcleo pulposo. Essas estruturas juntas, fornecem um túnel de proteção onde passa a medula espinhal e os nervos espinhais.
Em toda a coluna vertebral, o local onde se há mais reclamações de dor é na região lombar. Isso ocorre porque a região lombar é a parte que recebe o maior peso corporal, vindo das outras partes da coluna, cervical e torácica. As dores podem ser de origem muscular, quando há um músculo tenso e contraído ou devido a pressão causada em algum nervo, o que é normalmente causado pela hérnia de disco.
Os discos intervertebrais acabam se desgatando com o tempo e com o uso repetitivo, através de movimentos repetitivos da coluna, o que acaba facilitando a formação de hérnias de disco, ou seja, quando há a extrusão da massa do disco, que acaba se projetando para o canal medular através de uma ruptura do anel fibroso.
As dores podem ser de origem muscular, quando há um músculo tenso e contraído ou devido a pressão causada em algum nervo, o que é normalmente causado pela hérnia de disco.
As dores podem ser de origem muscular, quando há um músculo tenso e contraído ou devido a pressão causada em algum nervo, o que é normalmente causado pela hérnia de disco.

Sintomas da Hérnia de Disco

Dentre os sintomas mais comuns está o formigamento de determinadas áreas do corpo. Isso acontece devido a compressão da hérnia no nervo. O local em que ocorrerá o formigamento irá depender da localização da hérnia, pois cada parte da coluna vertebral é responsável pela inervação de diferentes partes do corpo.
Outro sintoma que é o que faz com que muitos indivíduos compareçam ao médico se queixando, é a dor incapacitante. Muitas vezes aparecendo apenas ao realizar movimentos, a dor causada pela hérnia de disco acaba incapacitando e impedindo a realização de tarefas devido a sua localização e intensidade. A fraqueza também é um dos principais sintomas da hérnia de disco.

Pilates no combate a Hérnia de Disco

O Pilates é uma técnica de fortalecimento, que trabalha também propriocepção e equilibrio, dando ao indivíduo a noção do espaço corporal em relação ao tempo e o próprio espaço. Os exercícios de Pilates são usados no tratamento de diversas patologias que acabam debilitando e impedindo a realização de tarefas rotineiras.
Todos os objetivos visam diminuir a dor e a compressão da hérnia discal. Os principais objetivos do Pilates em uma Hérnia de Disco é:
  • Dissociação de membros para melhora da capacidade funcional
  • Fortalecimento do abdome
  • Fortalecimento de paravertebrais
  • Tração nas vértebras
  • Extensão da coluna

Exercícios de Pilates como tratamento

Dentre todos os exercícios no Pilates, alguns são os mais recomendados:
Leg Lowers: O exercício é realizado deitado de costas. Como se fosse realizar um abdominal, o indivíduo posiciona as mãos atrás da nuca e realiza a extensão completa da perna, mantendo sempre a pelve no chão e concentrando a força na região abdominal.



 
Knee Stretches Arch: o exercício é realizado com os braços apoiados e com flexão total de coxa e pernas. Ao realizar o movimento, o indivíduo deverá estender coxa, perna e tronco de acordo com o aparelho.


 
FootWork: o indivíduo permanece deitado de costas realizando flexão de coxa e matendo as pernas apoiadas no aparelho. O exercício é muito similar ao legpress, feito em academias. Lembrando que a força deverá ser concentrada no músculo do abdome.



 
Reverse Tower: é um exercício mais complicado e deve ser realizado para quem tem um domínio maior da musculatura e para o indivíduo que não estiver sentindo dor no momento. Deitado de costas com os braços apoiados no tablado do aparelho, a pessoa deverá realizar elevação da pelve juntamente com a extensão de uma das pernas, tendo a outra apoiada e presa no aparelho. Após a realização com uma perna, alternar para a outra perna, concentrando a força sempre na região abdominal.

 
Running: o indivíduo fica deitado de costas no aparelho e mantém seus braços apoiados no colchonete. Feito isso, uma das pernas irá ficar estendida e a outra flexionada apoiada no aparelho.
Com base nos exercícios de Pilates, o indivíduo com hérnia de disco percebe que não é preciso passar por uma cirurgia em muitos casos para que haja melhora da dor e compressão causada pela hérnia. Existem além do Pilates, outras alternativas para o tratamento da hérnia de disco.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A polêmica do DESOXICOLATO: Biomédicos proibidos!

Cistos epidérmicos, cistos triquilemais, milium, lúpia

Cicatrizes Hipertróficas e Quelóides