Pular para o conteúdo principal

Hernia de disco? Alivie as dores com exercícios de Pilates

Um dos problemas na coluna responsáveis por trazer imensas e contínuas dores é a presença de hérnia de disco. Muitas pessoas possuem e já realizaram inúmeros tratamentos, alguns que aliviavam a dor momentaneamente, mas que após pouco tempo, o sofrimento recomeçava. Quem possui hérnia de disco vive buscando novas terapias e novas soluções para o seu problema crônico. Alguns fazem cirurgia, mas nunca se livram da dor, muitas vezes até agravada após o ato cirúrgico.
Um dos tratamentos que tem sido bastante utilizado é o Pilates, prática essa que visa o fortalecimento de grupos musculares para diminuição e prevenção de enfermidades e seus sintomas. Antes de abordar mais profundamente sobre o tratamento com Piltes, primeiramente vamos entender mais sobre o problema, seus sinais e sintomas e quais as mudanças e consequências que a hérnia traz para a vida de alguém.

Coluna Vertebral x Hérnia de Disco

Nossa coluna vertebral é constituída de 33 vértebras, havendo um disco entre cada vértebra. Esses discos agem como amortecedores, absorvendo os impactos. Cada disco é feito de anel fibroso, juntamente com uma substância gelatinosa no seu interior, chamado de núcleo pulposo. Essas estruturas juntas, fornecem um túnel de proteção onde passa a medula espinhal e os nervos espinhais.
Em toda a coluna vertebral, o local onde se há mais reclamações de dor é na região lombar. Isso ocorre porque a região lombar é a parte que recebe o maior peso corporal, vindo das outras partes da coluna, cervical e torácica. As dores podem ser de origem muscular, quando há um músculo tenso e contraído ou devido a pressão causada em algum nervo, o que é normalmente causado pela hérnia de disco.
Os discos intervertebrais acabam se desgatando com o tempo e com o uso repetitivo, através de movimentos repetitivos da coluna, o que acaba facilitando a formação de hérnias de disco, ou seja, quando há a extrusão da massa do disco, que acaba se projetando para o canal medular através de uma ruptura do anel fibroso.
As dores podem ser de origem muscular, quando há um músculo tenso e contraído ou devido a pressão causada em algum nervo, o que é normalmente causado pela hérnia de disco.
As dores podem ser de origem muscular, quando há um músculo tenso e contraído ou devido a pressão causada em algum nervo, o que é normalmente causado pela hérnia de disco.

Sintomas da Hérnia de Disco

Dentre os sintomas mais comuns está o formigamento de determinadas áreas do corpo. Isso acontece devido a compressão da hérnia no nervo. O local em que ocorrerá o formigamento irá depender da localização da hérnia, pois cada parte da coluna vertebral é responsável pela inervação de diferentes partes do corpo.
Outro sintoma que é o que faz com que muitos indivíduos compareçam ao médico se queixando, é a dor incapacitante. Muitas vezes aparecendo apenas ao realizar movimentos, a dor causada pela hérnia de disco acaba incapacitando e impedindo a realização de tarefas devido a sua localização e intensidade. A fraqueza também é um dos principais sintomas da hérnia de disco.

Pilates no combate a Hérnia de Disco

O Pilates é uma técnica de fortalecimento, que trabalha também propriocepção e equilibrio, dando ao indivíduo a noção do espaço corporal em relação ao tempo e o próprio espaço. Os exercícios de Pilates são usados no tratamento de diversas patologias que acabam debilitando e impedindo a realização de tarefas rotineiras.
Todos os objetivos visam diminuir a dor e a compressão da hérnia discal. Os principais objetivos do Pilates em uma Hérnia de Disco é:
  • Dissociação de membros para melhora da capacidade funcional
  • Fortalecimento do abdome
  • Fortalecimento de paravertebrais
  • Tração nas vértebras
  • Extensão da coluna

Exercícios de Pilates como tratamento

Dentre todos os exercícios no Pilates, alguns são os mais recomendados:
Leg Lowers: O exercício é realizado deitado de costas. Como se fosse realizar um abdominal, o indivíduo posiciona as mãos atrás da nuca e realiza a extensão completa da perna, mantendo sempre a pelve no chão e concentrando a força na região abdominal.



 
Knee Stretches Arch: o exercício é realizado com os braços apoiados e com flexão total de coxa e pernas. Ao realizar o movimento, o indivíduo deverá estender coxa, perna e tronco de acordo com o aparelho.


 
FootWork: o indivíduo permanece deitado de costas realizando flexão de coxa e matendo as pernas apoiadas no aparelho. O exercício é muito similar ao legpress, feito em academias. Lembrando que a força deverá ser concentrada no músculo do abdome.



 
Reverse Tower: é um exercício mais complicado e deve ser realizado para quem tem um domínio maior da musculatura e para o indivíduo que não estiver sentindo dor no momento. Deitado de costas com os braços apoiados no tablado do aparelho, a pessoa deverá realizar elevação da pelve juntamente com a extensão de uma das pernas, tendo a outra apoiada e presa no aparelho. Após a realização com uma perna, alternar para a outra perna, concentrando a força sempre na região abdominal.

 
Running: o indivíduo fica deitado de costas no aparelho e mantém seus braços apoiados no colchonete. Feito isso, uma das pernas irá ficar estendida e a outra flexionada apoiada no aparelho.
Com base nos exercícios de Pilates, o indivíduo com hérnia de disco percebe que não é preciso passar por uma cirurgia em muitos casos para que haja melhora da dor e compressão causada pela hérnia. Existem além do Pilates, outras alternativas para o tratamento da hérnia de disco.



Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a manipular o SÉRUM HIDRATANTE HYPER REAL SERUMIZER da MAC.

Ontem postei um vídeo no Instagram e chegou a mais de 15 mil visualizações em menos de 24 horas. Algo que nem eu esperava! O post falava do novo Hidratante da MAC, que é bem caro (R$399), e que dava para manipular e sair bem mais em conta você (em algumas farmácias por menos de R$60).  Mas como não dei conta de responder a todos os comentários de pessoas que me pediram a fórmula. Decidi colocar aqui nest blog. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Prof. Dr. Fredson Serejo | Biomédico Esteta | RJ (@prof.fredsonserejo) Bora aprender a manipular esse creme? Deixei as fórmulas no final do post, mas espero que leia tudo que me levou as conclusão da formulação, para que possa realmente avançar mais nesse mundo de manipulação de cosméticos!  Se você é profissional e quer receber uma  AULAS GRATUITAS  sobre manipulação de cremes e nutracêuticos eu criei um grupo de estudos no Whatsapp.  CLIQUE AQUI   e em breve estarei liberando as aulas. O "Sér

A polêmica do DESOXICOLATO: Biomédicos proibidos!

Ontem publiquei no Instagram @prof.fredson_serejo (segue lá) sobre a situação do DESOXICOLATO!!! Mas afinal que Raio é isso? A Lipo Enzimática é um tratamento que ganhou notoriedade a partir dos anos 2000 devido à possibilidade de reduzir gordura localizada de modo simples e não cirúrgico através de sessões de aplicação de enzimas lipolíticas no local a ser tratado. De lá para cá muitos estudos foram publicados sobre essa técnica mostrando seus resultados, eficácia e segurança [1-4], trazendo confiança e novos adeptos além de tornar-se um dos tratamentos mais tradicionais para redução de gordura localizada em clínicas de estética. É um tratamento eficaz para a redução de pequenos depósitos de gordura localizada na região subcutânea logo abaixo da derme, na papada, abdômen, flancos nas costas, culotes nos quadris e região entre o bumbum e parte posterior da coxa. É indicado para indivíduos que possuem gordura localizada apesar de já terem uma rotina de atividades físicas e a

Cicatrizes Hipertróficas e Quelóides

Os autores fazem uma revisão da literatura e em sua prática clínica da fisiopatologia e das múltiplas formas preventivas e terapêuticas das cicatrizes hipertróficas e quelóides. Apesar dessas afecções serem conhecidas e descritas há quase dois séculos, seu manejo e terapia apresentam, ainda hoje, aspectos controvertidos e resultados, muitas vezes, insuficientes. É numerosa a variedade de técnicas, procedimentos e medicamentos empregados na terapêutica desses distúrbios. Os autores, com essa revisão, procuram mostrar os diferentes conceitos existentes, apresentando dois esquemas bastante práticos para a prevenção e o tratamento das mesmas. CLIQUE AGORA MESMO E SAIBA MAIS INTRODUÇÃO A cicatrização é um processo complexo que resulta na formação de um novo tecido para o reparo de uma solução de continuidade. Uma evolução normal das fases de cicatrização em um indivíduo hígido geralmente determina uma cicatriz final de bom aspecto estético e funciona