Estrias nunca mais! Descubra por que elas aparecem e aprenda como tratá-las

Determinados defeitinhos podem deixar uma mulher bastante insatisfeita com o corpo. E as estrias talvez sejam um dos problemas que mais trazem dores de cabeça – isso porque uma vez que elas surgem, parece muito difícil eliminá-las...
 
Para entender melhor – As estrias se formam quando há uma distensão abrupta da pele e inicia-se um processo inflamatório que compromete as fibras elásticas e o colágeno. “São lesões na pele de aparência linear e geralmente simétricas. Ou seja, se você possui estrias em uma perna, provavelmente terá na outra também”, explica Solange Pistori Teixeira, dermatologista da Unifesp.
 
Nas mulheres, as áreas do corpo mais afetadas são glúteos, coxas, abdome e mamas. “O mais comum é surgirem durante o estirão da puberdade, ao longo da gestação ou em pessoas que sofreram alterações bruscas de peso”, afirma Shirlei Borelli, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo. O crescimento rápido dos músculos (que causa hipertrofia) também pode ser um fator desencadeador do problema, assim como determinadas doenças ou o uso exagerado de cortisona.
 
Tipos de tratamento – Dependendo da fase em que as estrias se encontram, os tratamentos podem ter mais resultado ou não. As avermelhadas ou violáceas, por exemplo, são as consideradas mais recentes, enquanto o tom esbranquiçado indica que já estão maduras.
 
Uma das formas de amenizar sua aparência é aplicar cremes sobre a região atingida, como explica Solange: “Os melhores resultados são obtidos com produtos que contêm ácido retinóico em uma concentração considerável”. De acordo com a dermatologista, os peelings físicos (de cristal ou diamante), a carboxiterapia e os lasers também promovem bons resultados.
 
No entanto, Solange alerta que os cremes não serão tão eficientes em estrias brancas. Os peelings físicos com ácido retinóico, a carboxiterapia e o laser fracionado são mais recomendados nesses casos. E, para obter melhores efeitos, o ideal é associar diferentes tratamentos.
Previna-se! – Não há uma fórmula mágica para evitar o aparecimento das estrias, mas a dermatologista Shirlei Borelli indica alguns hábitos que podem ajudar: “Procure manter o peso, hidratar sempre a pele e tente não usar medicamentos que possam desencadeá-las. Consulte um dermatologista sempre que surgirem dúvidas”. O exercício físico – desde que realizado de forma correta e saudável – também pode colaborar para a manutenção do peso e, consequentemente, auxiliar na prevenção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A polêmica do DESOXICOLATO: Biomédicos proibidos!

Cistos epidérmicos, cistos triquilemais, milium, lúpia

Cicatrizes Hipertróficas e Quelóides