Pular para o conteúdo principal

Papada e flacidez no pescoço: prevenção e tratamentos

Os anos passam e as marcas de idade logo aparecem no rosto. Além das rugas, a região que mais revela o envelhecimento da pele é o pescoço, muitas vezes esquecida pelas mulheres.Rugas, flacidez e a temível papada é o que todo mundo não quer ter, de jeito algum. Quem ainda não chegou lá pode já começar a se prevenir. Uma das armas contra a flacidez são as vitaminas A, C e E, que estimulam a renovação celular, são poderosos antioxidantes, além de clarear as machas do sol. Os cremes estão liberados a partir dos 25 anos, já as cápsulas devem ter um acompanhamento contínuo dos profissionais.

“Tanto as vitaminas ingeridas na dieta diária quanto às usadas topicamente podem auxiliar na prevenção. Entretanto, não adianta se a origem estiver relacionada à carga genética, sol, falta de exercícios, alimentação, fumo, gravidez, obesidade e hormônios”, explica a médica Mercedes Granja, especialista em dermatologia e medicina estética e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e da American Academy of Dermatology.

Conforme a dermatologista, cremes e cápsulas são importantes, mas é preciso também que você use muito protetor solar desde cedo e leve uma vida saudável. “Porém, outros fatores fogem ao nosso controle, como predisposição genética, gravidez e flutuação hormonal das mulheres”, cita. Por isso, mulheres com tendência familiar à flacidez devem tomar cuidados redobrados, pois as vitaminas são facilmente encontradas nos alimentos. Já os cremes podem ser usados em concentrações apropriadas a partir da adolescência.

Quando a prevenção já não adianta, o jeito é recorrer aos vários tratamentos oferecidos. Um deles é o Laser Fracionado, indicado para pele envelhecida pelo sol e idade. “O laser de CO2 penetra profundamente na pele, desidratando-a e provocando uma inflamação controlada que, durante a cicatrização, se completará com a formação intensa de colágeno. O laser comum de CO2 não deve ser aplicado na pele do pescoço, pois tem uma capacidade de regeneração limitada; mas o laser de CO2 fracionado é seguro para esta região, por deixar “ilhas” de pele preservadas”, explica.

Mercedes afirma que a aplicação é rápida, em média de 30 a 45 minutos, e envolve poucos riscos, o que permite um retorno rápido ao trabalho. São necessárias até seis sessões. Caso a papada não esteja em um estágio muito avançado, Sculptra também é prescrito pelos profissionais. Neste caso, um ácido é injetado em camadas mais profundas da região, de uma orelha até a outra. Inchaço e pele vermelha são comuns nas primeiras semanas. O tratamento é feito em três sessões.

Para a dermatologista, o botox apenas é indicado em casos de “pescoço de tartaruga”, mas com pouca sobra de pele. Ele acaba com as linhas horizontais e também elimina os chamados “colares”. Deve ser feito de sete em sete meses.

Mercedes lembra que no mercado ainda existem outros procedimentos que, em conjunto, são bastante eficazes. Entre eles, peelings médios, intradermoterapia (ou mesoterapia), luz intensa pulsada, radiofreqüência e ultra-som (Ultra-accent), que estimula a produção de fibras de colágeno a curto e longo prazo.

Quando a flacidez está em um estágio mais avançado, com muitas sobras de pele e gordura localizada, o melhor a ser feito é perder peso e buscar a cirurgia plástica. Um dos métodos mais eficientes para isso é o Lifiting. Antes da cirurgia deve-se abolir o cigarro e ter uma alimentação rica em vegetais e líquidos. Geralmente, a recuperação da pele e da cicatriz, que fica atrás das orelhas e próxima ao couro cabeludo, é feita com tratamentos complementares, para melhorar a qualidade da pele. Após dez dias já é possível voltar ao trabalho, mas o rosto fica desinchado só depois de vinte dias.

O pós-operatório inclui a retirada do curativo em dois ou três dias e os pontos em sete dias, uso de faixa compressiva durante certos períodos, durante uma ou duas semanas. “O paciente precisa tomar cuidado com todos os movimentos do pescoço, dormir com travesseiro baixo e com o rosto voltado para cima e iniciar drenagens linfáticas bissemanais a partir da segunda semana”, diz.

A escolha do melhor método depende muito do caso de cada paciente, que é sempre analisado e examinado pelo médico, por isso, você deve buscar um profissional conceituado e sempre esclarecer todas as suas dúvidas. “Se bem indicado e realizado, estes procedimentos costumam apresentar efeitos colaterais mínimos ou ausentes”, enfatiza Mercedes. 
 

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a manipular o SÉRUM HIDRATANTE HYPER REAL SERUMIZER da MAC.

Ontem postei um vídeo no Instagram e chegou a mais de 15 mil visualizações em menos de 24 horas. Algo que nem eu esperava! O post falava do novo Hidratante da MAC, que é bem caro (R$399), e que dava para manipular e sair bem mais em conta você (em algumas farmácias por menos de R$60).  Mas como não dei conta de responder a todos os comentários de pessoas que me pediram a fórmula. Decidi colocar aqui nest blog. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Prof. Dr. Fredson Serejo | Biomédico Esteta | RJ (@prof.fredsonserejo) Bora aprender a manipular esse creme? Deixei as fórmulas no final do post, mas espero que leia tudo que me levou as conclusão da formulação, para que possa realmente avançar mais nesse mundo de manipulação de cosméticos!  Se você é profissional e quer receber uma  AULAS GRATUITAS  sobre manipulação de cremes e nutracêuticos eu criei um grupo de estudos no Whatsapp.  CLIQUE AQUI   e em breve estarei liberando as aulas. O "Sér

A polêmica do DESOXICOLATO: Biomédicos proibidos!

Ontem publiquei no Instagram @prof.fredson_serejo (segue lá) sobre a situação do DESOXICOLATO!!! Mas afinal que Raio é isso? A Lipo Enzimática é um tratamento que ganhou notoriedade a partir dos anos 2000 devido à possibilidade de reduzir gordura localizada de modo simples e não cirúrgico através de sessões de aplicação de enzimas lipolíticas no local a ser tratado. De lá para cá muitos estudos foram publicados sobre essa técnica mostrando seus resultados, eficácia e segurança [1-4], trazendo confiança e novos adeptos além de tornar-se um dos tratamentos mais tradicionais para redução de gordura localizada em clínicas de estética. É um tratamento eficaz para a redução de pequenos depósitos de gordura localizada na região subcutânea logo abaixo da derme, na papada, abdômen, flancos nas costas, culotes nos quadris e região entre o bumbum e parte posterior da coxa. É indicado para indivíduos que possuem gordura localizada apesar de já terem uma rotina de atividades físicas e a

Cicatrizes Hipertróficas e Quelóides

Os autores fazem uma revisão da literatura e em sua prática clínica da fisiopatologia e das múltiplas formas preventivas e terapêuticas das cicatrizes hipertróficas e quelóides. Apesar dessas afecções serem conhecidas e descritas há quase dois séculos, seu manejo e terapia apresentam, ainda hoje, aspectos controvertidos e resultados, muitas vezes, insuficientes. É numerosa a variedade de técnicas, procedimentos e medicamentos empregados na terapêutica desses distúrbios. Os autores, com essa revisão, procuram mostrar os diferentes conceitos existentes, apresentando dois esquemas bastante práticos para a prevenção e o tratamento das mesmas. CLIQUE AGORA MESMO E SAIBA MAIS INTRODUÇÃO A cicatrização é um processo complexo que resulta na formação de um novo tecido para o reparo de uma solução de continuidade. Uma evolução normal das fases de cicatrização em um indivíduo hígido geralmente determina uma cicatriz final de bom aspecto estético e funciona