Pular para o conteúdo principal

Celulite, tudo sobre o tratamento de Celulite

O termo Celulite (Fibroedema Ginóide) tem sido, no uso popular, sinônimo de nódulos de gordura nas coxas e nádegas, atingindo mais de 85% das mulheres.
A celulite tem como causas um inadequado funcionamento do sistema vascular associado a alterações do metabolismo da célula adiposa (célula gordurosa). Contribuem para celulite a predisposição genética, sedentarismo, alimentação inadequada, estresse e outros maus hábitos.
Ela é mais evidente naquelas mulheres com sobrepeso, podendo ou não estar associada a obesidade. Pois mesmo mulheres magras ou com peso normal podem ter celulite.
A mulher possui características anatômicas diferentes do homem, sua derme é menos densa e a organização do tecido celular subcutâneo mais frouxo e com menos contenção que o homem, além disso as traves fibrosas que separam os lóbulos de gordura são mais verticalizadas nas mulheres, fazendo com que qualquer aumento de tamanho das células gordurosas reflita no aparecimento clínico da celulite.

O que é celulite?

É o desenvolvimento irregular do tecido celular subcutâneo provocado pelo inadequado metabolismo das células de gordura. Inicialmente ocorre um aumento no tamanho do adipócito (gordura) e retenção hídrica intersticial (um acúmulo de água entre as células). Esse processo dificulta as trocas metabólicas normais, diminuindo a oxigenação e a nutrição celular, alterando ainda mais o metabolismo, causando mais edema, compressão linfática, venosa e nervosa, desencadeando assim um ciclo vicioso de piora progressiva.

Quais são os sintomas da celulite?

Os sintomas e sinais da celulite dependem do seu grau de evolução, podendo variar de um aspecto edemaciado do local (de inchaço), pequenos orifícios que aparecem com a contratura da musculatura do local, aspecto de casca de laranja e até retrações localizadas provocando orifícios maiores, fixos mesmo na ausência de contração da musculatura local.

Qual a classificação da celulite?

A celulite é classificada conforme o grau de evolução em:
Celulite de Grau 1: os nódulos de gordura não são visíveis na ausência de contração muscular, quando se contrai a musculatura do glúteo (bumbum) ou da coxa observam-se pequenos orifícios. Não dói à palpação. É uma celulite inicial comumente vista em adolescentes que tem como principal componente o edema. Reversível na maioria dos casos.
Celulite de grau 2: os nódulos de gordura são visíveis e palpáveis mesmo na ausência de contração da musculatura das nádegas e coxas, podendo ser doloridos.
Celulite de grau 3: os nódulos de gordura são bastante perceptíveis, com consistência endurecida e dolorosa ao toque. Aspecto de “casca de laranja” com áreas de retrações intensas de pele.

Quais são os fatores que predipõem o aparecimento da celulite?

  • Ganho de peso, sobrepeso ou obesidade
  • Gravidez
  • Maus hábitos alimentares
  • Predisposição genética
  • Estresse
  • Uso de anticoncepcionais, principalmente os mais antigos de alta dosagem e com progesteronas que retém muito líquido.
  • Menopausa e/ou alguns tipos de terapias de reposição hormonal.
  • Sedentarismo
  • Insuficiência veno-linfática (edema, varicoses e varizes)
  • Tabagismo
  • Consumo excessivo de álcool
  • Uso de medicações como corticóides
  • Doenças como o hipotireoidismo e diabetes melitus.

Qual é o tratamento para a celulite?

Tratar celulite é sempre um desafio. Os melhores resultados são obtidos nos casos iniciais e de graus leves, porém a celulite tem tratamento em qualquer grau e tempo de evolução. O tratamento é multidisciplinar envolvendo médicos, nutricionistas e fisioterapeutas e principalmente colaboração e aderência do paciente.
Antes de se iniciar o tratamento procede-se com avaliação clínica minuciosa e algumas vezes exames laboratoriais, após determinação das causas, fatores agravantes e mantenedores do problema e grau da celulite, estabelece-se um plano de tratamento que engloba:
  • Orientação nutricional
  • Orientação quanto à atividade física
  • Orientação quanto ao possível uso de medicação específica
  • Orientação quanto aos procedimentos médico-fisioterápicos necessários.
O tratamento deve ser individualizado e sempre multidisciplinar.

Procedimentos fisioterápicos utilizados?

  • Drenagens linfáticas
  • Ultra-som
  • Endermoterapia
  • Eletrolipoforese
  • Estimulação russa
  • RPG (reeducação postural geral)
  • Esses procedimentos deveram ser realizados por fisioterapeuta habilitado ou por profissional treinado com supervisão médica ou fisioterápica.

Procedimentos médicos utilizados?

  • Tratamento com medicações sistêmicas
  • Tratamento de intradermoterapia, com aplicações de substâncias nos locais afetados.
  • Subcisão.

Contra-indicações ao tratamento?

Qualquer pessoa pode beneficiar-se com o tratamento da celulite. Algumas terapêuticas são contra-indicadas em casos de gravidez (por exemplo: intradermoterapia, estimulação russa, medicações sistêmicas, subcisão e ultra-som. Porém gestantes podem e devem fazer drenagem linfática e endermoterapia.), alergia a algumas medicações (no caso da intradermoterapia ou medicações sistêmicas) ou história de câncer recente ou em tratamento e/ou infecções (no caso das drenagens linfáticas).

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a manipular o SÉRUM HIDRATANTE HYPER REAL SERUMIZER da MAC.

Ontem postei um vídeo no Instagram e chegou a mais de 15 mil visualizações em menos de 24 horas. Algo que nem eu esperava! O post falava do novo Hidratante da MAC, que é bem caro (R$399), e que dava para manipular e sair bem mais em conta você (em algumas farmácias por menos de R$60).  Mas como não dei conta de responder a todos os comentários de pessoas que me pediram a fórmula. Decidi colocar aqui nest blog. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Prof. Dr. Fredson Serejo | Biomédico Esteta | RJ (@prof.fredsonserejo) Bora aprender a manipular esse creme? Deixei as fórmulas no final do post, mas espero que leia tudo que me levou as conclusão da formulação, para que possa realmente avançar mais nesse mundo de manipulação de cosméticos!  Se você é profissional e quer receber uma  AULAS GRATUITAS  sobre manipulação de cremes e nutracêuticos eu criei um grupo de estudos no Whatsapp.  CLIQUE AQUI   e em breve estarei liberando as aulas. O "Sér

A polêmica do DESOXICOLATO: Biomédicos proibidos!

Ontem publiquei no Instagram @prof.fredson_serejo (segue lá) sobre a situação do DESOXICOLATO!!! Mas afinal que Raio é isso? A Lipo Enzimática é um tratamento que ganhou notoriedade a partir dos anos 2000 devido à possibilidade de reduzir gordura localizada de modo simples e não cirúrgico através de sessões de aplicação de enzimas lipolíticas no local a ser tratado. De lá para cá muitos estudos foram publicados sobre essa técnica mostrando seus resultados, eficácia e segurança [1-4], trazendo confiança e novos adeptos além de tornar-se um dos tratamentos mais tradicionais para redução de gordura localizada em clínicas de estética. É um tratamento eficaz para a redução de pequenos depósitos de gordura localizada na região subcutânea logo abaixo da derme, na papada, abdômen, flancos nas costas, culotes nos quadris e região entre o bumbum e parte posterior da coxa. É indicado para indivíduos que possuem gordura localizada apesar de já terem uma rotina de atividades físicas e a

Cicatrizes Hipertróficas e Quelóides

Os autores fazem uma revisão da literatura e em sua prática clínica da fisiopatologia e das múltiplas formas preventivas e terapêuticas das cicatrizes hipertróficas e quelóides. Apesar dessas afecções serem conhecidas e descritas há quase dois séculos, seu manejo e terapia apresentam, ainda hoje, aspectos controvertidos e resultados, muitas vezes, insuficientes. É numerosa a variedade de técnicas, procedimentos e medicamentos empregados na terapêutica desses distúrbios. Os autores, com essa revisão, procuram mostrar os diferentes conceitos existentes, apresentando dois esquemas bastante práticos para a prevenção e o tratamento das mesmas. CLIQUE AGORA MESMO E SAIBA MAIS INTRODUÇÃO A cicatrização é um processo complexo que resulta na formação de um novo tecido para o reparo de uma solução de continuidade. Uma evolução normal das fases de cicatrização em um indivíduo hígido geralmente determina uma cicatriz final de bom aspecto estético e funciona