Tratamento de flacidez, celulite e gordura localizada

Atualmente, existem dois mecanismos clínicos relatados na literatura que demonstram a habilidade de modificação térmica no tecido: a energia ótica (laser e luz pulsada) e a radiofreqüência. Embora os dispositivos da radiofreqüência e do laser diferenciem-se fundamentalmente na maneira que geram o calor dentro dos tecidos, ambos são capazes de produzir temperaturas, dentro da escala de temperatura critica (65-75graus C), capazes de desencadear o encolhimento do tecido conectivo e de remodelá-lo.
O uso da Radiofreqüência para o aumento da tonicidade da pele e para a compactação dos adipócitos, diminuindo medidas, é hoje uma das terapias mais notáveis da Estética.

Como funciona o equipamento?

Ondas eletromagnéticas emitidas pelo equipamento provocam oscilação das moléculas de água, que transformam a energia eletromagnética em energia térmica (calor). Ocorre a produção de um aquecimento na área tratada e formação de um novo colágeno (uma das fibras de sustentação e preenchimento na pele).
O calor intenso, através de um aquecimento volumétrico controlado, atua em todos os tecidos que contém moléculas de água, independente de sua condutibilidade, tendo, assim, uma intensa estimulação das fibras colágenas e o aumento do metabolismo das células gordurosas. Com isso ocorre uma retração imediata e uma estimulação mais tardia das fibras colágenas, diminuindo a flacidez, atuando na quebra da gordura e reduzindo a gordura localizada e a celulite.

Indicação:

  • Flacidez Facial (prevenção e tratamento)
  • Rugas Faciais
  • Flacidez Corporal (abdome, face interna coxas, braços, glúteos e outros locais)
  • Gordura localizada e Celulite (principalmente quando associada a flacidez)
  • Irregularidades após cirurgias para lipoaspiração
  • Estrias em regiões de flacidez de pele (ex.: abdomen)
tecido celular 1
Pele e tecido celular subcutâneo antes da aplicação do accent: pele com aspecto de casca de laranja, edema e vascularização ruim
tecido celular 2
Pele e tecido celular subcutâneo após a aplicação do accent: pele lisa, melhora da vascularização e redução do edema

Aplicando a radiofrequência:

O equipamento possui duas ponteiras: uma apropriada para tratamentos mais superficiais, para tratamento de flacidez da pele, e a outra para os tratamentos mais profundos, para tratamento de tecido celular subcutâneo (gordura e celulite). Qualquer tipo de pele pode ser tratado com o Accent, desde as mais claras até as mais escuras.
A área a ser tratada é dividida em segmentos e, então, marcada. Após isso, uma fina camada de óleo é aplicada na pele, com o intuito de eliminar a fricção do movimento da ponteira e o encontro com a pele.  O paciente sentirá uma sensação de calor que irá aumentar até que a temperatura da pele chegue a 40 graus. Durante o tratamento, a pele do paciente é monitorada periodicamente, para que a temperatura e mantenha em torno de 40 e 44 graus.

Locais do corpo que poderão ser tratados?

Este tratamento pode ser executado na face e no corpo. Na face, ele induz mudanças nas linhas de contorno, a melhora do ângulo cérvico mandibular, a redução das papadas, a suavização das pregas nasolabiais, a redução de rítides periorbitais, a elevação das sobrancelhas e a suavização da textura da pele. Pode ser realizado também em coxas, braços, nádegas, abdome e flancos.

Este tratamento é doloroso? Posso tomar sol logo após a aplicação?

Não é doloroso, dando apenas uma sensação de calor na pele. A área tratada apresentará uma leve vermelhidão que desaparecerá em pouco tempo. O paciente pode retornar as atividades cotidianas logo após o tratamento.  A exposição solar pode ser feita assim que a pele no local tratado não estiver mais avermelhada.

Quantas sessões são necessárias?

O número total de sessões dependerá do objetivo a ser alcançado, do grau da patologia a ser tratada e de uma resposta individual de cada paciente. Em geral, são necessárias, no mínimo, de cinco (cinco) a 10 (dez) sessões com um intervalo de 15 (quinze) dias entre elas.
Os resultados são progressivos e mantém-se por um período, variando de pessoa para pessoa. Orientamos a manutenção mensal, bimestral ou semestral, dependendo do caso.

E os resultados?

Os apresentados até agora são bastante satisfatórios. É necessária uma avaliação para um plano de tratamento personalizado, podendo ser recomendado outros tratamentos coadjuvantes, como por exemplo, a endermoterapia, o ultra-som, e a drenagem linfática.

Quem não pode fazer?

  1. Portadores de Marca passo contra indicação severa, inclusive acompanhante.
  2. Implantes metálicos.
  3. Prótese de silicone (no local da prótese).
  4. Gestantes.
  5. Câncer.
  6. Rosácea ativa no local do tratamento (face).
  7. DIU metálico ? não podendo fazer no abdome (se for o DIU MIRENA, sem problemas).
  8. Abscesso dental nos tratamentos do rosto.
  9. Prótese metálica, somente se estiver incomodando e esquentando.
  10. Alguns tipos de preenchimentos definitivos utilizados na face são contra-indicações para realização do accent no local do preenchimento.

Contra-indicações

Situações em que o tratamento é contra-indicado: portadores de marcapasso (inclusive acompanhante); pessoas com implantes metálicos, prótese de silicone (no local da prótese), DIU metálico (não pode ser aplicado no abdome, exceto se for o DIU MIRENA), prótese metálica (se estiver incomodando e esquentando); pacientes com abscesso dental (para tratamentos do rosto), alguns tipos de preenchimentos definitivos; ainda gestantes, pacientes com câncer ou com rosácea ativa no local do tratamento (face).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A polêmica do DESOXICOLATO: Biomédicos proibidos!

Cistos epidérmicos, cistos triquilemais, milium, lúpia

Cicatrizes Hipertróficas e Quelóides