Novos equipamentos de Luz Intensa Pulsada para depilação

Leia e aprenda tudo sobre a depilação a luz pulsada e as vantagens dessa nova técnica não invasiva. Mas afinal o que é IPL ou Luz Pulsada Intensa? É indolor? Como a fotodepilação elimina os pelos com esses modernos aparelhos? Qual o preço de cada sessão? Como é feito o procedimento? Está com dúvidas?

Preparamos uma coletânia de artigos publicados em 2010 e 2011 sobre esse tema e estaremos publicando em breve em nosso blog...


Enquanto isso Leia esse nosso novo post:



A Revista Lasers in Medical Science (2010) 25:773–780 traz a reportagem sobre a segurança dos novos equipamentos para depilação (Are home-use intense pulsed light (IPL) devices safe?).

Têm sido introduzidos no mercado doméstico, vários equipamentos para depilação por luz pulsada (IPL) gerando uma indústria de mais de 10 bilhões de dólares gastos por ano. O consumidor deve estar atento às mudanças no processo de depilação não só pelo custo-benefício. A atenção deve ser dada também à capacitação dos profissionais, pois estes são responsáveis por prevenir os danos à epiderme, aos folículos e principalmente danos oculares devido a falta de proteção.

A energia óptica produzida pelo equipamento gera comprimentos de onda que são absorvidos pela melanina e outros cromóforos na pele do usuário dentro de uma constante de tempo que aquece o eixo do cabelo até o bulbo a temperaturas de 65-70°C causando suficiente dano ao folículo piloso para impedir a sua regeneração.

Esta revisão comparou os três principais líderes do mercado: iPulse Personal (CyDen, UK), Silk'n/SensEpil (Home Skinovations, Israel) e SatinLux/Lumea (Philips, Netherlands).

Foram comparadas quanto as medidas de potência para todas as configurações  possíveis dos dispositivos investigados. Mostrando valores bem próximos entre os equipamentos.


  A distribuição espectral da SensEpil Silk'n / mostra uma típica banda filtrada larga de Xenon na emissão com 10,17% da energia óptica em 500 nm, o que significa aumentar a absorção epidérmica. A SatinLux / Dispositivo Lumea produz pulsos de luz para estimular o folículo do cabelo na fase (catágena) em repouso, resultando em queda do eixo do cabelo e inibição do crescimento do cabelo. Este dispositivo trata da mais ampla gama de peles na escala de Fitzpatrick tipos (I-V) e também tem a mais alta posição de corte do filtro (575 nm). Embora todos sejam bem próximos. 
 
Cada equipamento dispõe de um sistema de proteção do usuário. O Silk'n / SensEpil, só dispara quando um interruptor faz contato contra a pele do usuário e um botão de disparo na parte traseira da peça de mão é pressionado simultaneamente. Além disso, possui um detector de cor da pele para prevenir o uso em tipos de pele mais escura. O dispositivo é programado para utilizar baixa potência nos primeiros 50 disparos, média potência entre 50 a 150 disparos e alta somente depois dos 150. Já o iPulse usa um sistema de condução elétrica composto por quatro pinos de contato, os quais devem estar em contato com gel de acoplamento e a pele para o dispositivo para ativar. O uso de gel de acoplamento com o iPulse pessoal é obrigatório na bula do produto. O SatinLux Philips / Lumea tem quatro interruptores, que todos devem estar pressionados para ativar o dispositivo sobre a pele.

  O que mais nos chamou a atenção foi o limite de exposição para representar risco de perigo térmico para a retina em caso de falhas ou uso indevido da chave de segurança ou emissão acidental de luz a partir da borda da abertura durante o uso. Sendo, mais evidenciado no Silk'n / SensEpil nas maiores potências. O que exige a utilização por parte tanto do profissional quanto do usuário de óculos de proteção durante todo o procedimento de depilação.

Como conclusão do trabalho temos que o o equipamento que apresentou melhor performance foi o  Silk'n / SensEpil por apresentar uma maior área de emissão.


Além disso, o limite de influência reconhecida para redução permanente do cabelo foi de 5 J/cm2 que foi necessário para provocar danos ao folículos pilosos impedindo que o pelo voltasse a crescer. Medidas de  configurações de energia de ambos os Silk'n / SensEpil e SatinLux / Lumea abaixo de 5 J/cm2 levam a menores danos no folículo simplesmente permitindo um atraso temporário do crescimento do cabelo, movendo-o para a fase catágena (transição) ou telógena (repouso). Ressaltamos ainda a inviabilidade da utilização da IPL nos fototipos V e VI.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A polêmica do DESOXICOLATO: Biomédicos proibidos!

Cistos epidérmicos, cistos triquilemais, milium, lúpia

Cicatrizes Hipertróficas e Quelóides