Pular para o conteúdo principal

Tratamento da Celulite com Ondas Acústicas


Ainda pouco conhecido no Brasil, a tecnologia de ondas acústicas para o tratamento de celulite já é uma realidade em outros países. Mas o que vem a ser essa nova terapia?

Desenvolvido pela empresa suíça, Storz Medical (Sistema Cellactor SC1). A Terapia de Ondas Acústica ou AWT que também é genericamente chamado de terapia de ativação de pulsos extra corporal (EPAT) oferece dois métodos, um com onda acústica planar (C-actor), que fornece um pulso eletromagnético e o que fornece uma pressão de pulso radial (D-actor). A onda radial é feita com o uso de uma câmara de pressão de ar e uma bolinha. O movimento da bolinha produz uma onda de alta pressão que fornece essencialmente um "baque" para a pele. Esse movimento faz com que a onda acústica penetre na pele e gordura. O sistema promove quebra dos septos fibrosos esclerosados e aumenta a sua elasticidade, assim como provoca uma resposta inflamatória que estimula o colágeno a crescer. A onda acústica permite que o adipócito libere um pouco do conteúdo lipídico, e aumenta o fluxo de sangue, bem como o fluxo dos vasos linfáticos. O resultado promove o espessamento da camada dérmica que impede o abaulamento da gordura, aumentando a elasticidade nos septos fibrosos que diminui a tensão de puxar a pele para baixo permitindo, portanto, uma aparência mais suave.


Um grupo de pesquisadore resolveu testar essa teoria:

Lemos o artigo publicado (Aesthetic Surgery Journal 2008; 28:538–544)  e estamos disponibilizando para você aprender mais sobre a celulite e essa nova terapia:

 
Tratamento de celulite por terapia de ativação de pulsos extra corporal (EPAT) melhora a elasticidade da pele

A celulite é causada por um aumento dos depósitos de gordura em nádegas, coxas e pelo envelhecimento da pele causada pelo afinamento das camadas de colágenos. Tipicamente afeta as mulheres, pela própria pré-disposição genética. Mulheres têm cerca de 21 a 22 bilhões de células de gordura, enquanto os homens tem de 17 a 18 bilhões. O tecido feminino estoca gordura mais facilmente e rapidamente que tecidos masculinos, porque em mulheres as células de gordura atuam como reserva energética durante a gravidez.

A principal causa da celulite pode ser encontrada na estrutura e condição do tecido conectivo. Nas coxas de mulheres, os feixes de fibras de colágeno são quase sempre arqueados e perpendiculares dentro do tecido subcutâneo. Essas estruturas determinam a textura e a interface entre o corium e o tecido subcutâneo. Durante o teste de pinçamento (realizado com o polegar e o dedo indicador), as câmaras de gordura ficam protuberantes e com aspecto de casca de laranja.


Em todas as mulheres a pele é mais elástica do que dos homens. O fato é que a pele é influenciada hormonalmente por mudanças que ocorrem no meio, como durante a gravidez. O estrogênio na epiderme estimula a citogênese e a produção de fibras colágenas. O números de fibras elásticas na pele diminui e ocorre mudanças na sua estrutura. O tecido epidérmico torna-se fraco enquanto o tecdo subcutâneo torna-se gradualmente mais endurecido.

Além disso, o envelhecimento gradualmente enfraquece os próprios mecanismos naturais de defesa da pele. Devido à influência de radicais livres produzido em resposta a estímulos externos, como a luz solar ou ozônio, se acumulam nos tecidos provocando danos ao tecido. Outros fatores aceleram esse processo como tabagismo, estresse, dieta desbalanceada, e excesso de peso.

Outro fator a ser considerado é a circulação sanguínea na pele, que determina o transporte de oxigênio e nutrientes e a migração de células do sistema imunológico. Por exemplo, sentada ou deitada por longos períodos afeta seriamente a drenagem linfática. Isso leva ao aumento de depósitos de gordura e faz com que a pele desenvolva gradualmente a aparência de casca de laranja característico da celulite.

A celulite pode evoluir de um simples deficit cosmético até um problema de saúde mais grave na forma de lipedema. Neste estágio avançado da celulite, o sistema linfático vascular não é  mais capaz de devolver uma quantidade suficiente de moléculas de proteínas e lipídios a partir do espaço intersticial para o sistema venoso. A alta concentração de proteínas e lipídios plasmáticos e seus produtos de degradação secundária no interstício provoca fibrose e altera as propriedades do tecido.

Um total de 59 pacientes do sexo feminino com celulite avançada (estágio 2-3, revelado pelo teste da pinçada) e com fraqueza do tecido conjuntivo foram submetidas ao tratamento de 6 a 8 sessões, dentro de um mês, com pulsos acústicos extracorporais, que são caracterizados por alta amplitudes de pressão, com rápido tempo de subida e de maneira assimética. Eles transmitem energia do ponto de geração para as regiões terapia e mostraram causar a ativação de células adiposas, melhorando o metabolismo e liberação de substâncias mensageiras.

O tratamento foi realizado com aparelho CELLACTOR (Storz Medical AG, Tägerwilen, Suíça). Este inclui uma fonte de aplicação de ondas acústicas eletromagnéticas que é aplicado sobre a região glútea e femoral que em cada paciente cerca de 3200 pulsos com um nível de energia de 0,25 mJ/mm2.

A estrutura da pele foi avaliada por ultra-sonografia (DermaScan C, Cortex Technology, Hadsund, Alemanha). As imagens em preto representam regiões livres de eco e as estruturas do tecido conectivo aparecem em verde, vermelho ou amarelo. Na figura abaixo a visualização de antes do tratamento (A) mostra várias regiões em preto que são as células adiposas dando a impressão de uma região quebrada. Já após o tratamento (B) ocorre a redução das células adiposas.


 
As medidas de elasticidade da pele foram avaliadas por um sistema a vácuo chamado de DermaLab (Cortex Technology) que promovia a sucção da pele a pressões que variaram de 2 a 15 MPa (Mega Pascal), sendo quanto maior o nível de pressão empregado maior a firmeza da pele. O que foi alcançado em mais de 100% seis meses após o tratamento.


 
A aparência estética da pele foi medida através de fotografias durante o tratamento, nessa paciente de 43 anos de idade é mostrado antes do tratamento (A), ao término do tratamento (B) e após 3 meses de tratamento (C).


 
Finalmente, os pacientes foram recrutados para nosso estudo foram mulheres que não apenas sofrem de celulite, mas também exibiam pele com perda de elasticidade. Este problema afeta principalmente mulheres maduras na pós-menopausa e entre 40 e 65 anos de idade. Em mulheres nessa faixa etária o tratamento com EPAT foi especialmente eficaz em aumentar a firmeza da pele. Em pacientes mais jovens, foi menos pronunciado mas não menos efetivo.

Concluímos nesse estudo que a melhoria da firmeza da pele, em geral, depende de uma série de fatores ao longo da vida como ingestão de nutrientes, água suficiente e  atividade física que em conjunto com o tratamento com EPAT pode promover resultados ainda melhores.

____________________________________________________________

Sites onde essa técnica foi comentada:


Swiss D-Actor machine uses acoustic wave therapy (AWT) to obliterate cellulite

Madonna has just bought one of these £50,000 machines - so is it the miracle cure for cellulite?




Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a manipular o SÉRUM HIDRATANTE HYPER REAL SERUMIZER da MAC.

Ontem postei um vídeo no Instagram e chegou a mais de 15 mil visualizações em menos de 24 horas. Algo que nem eu esperava! O post falava do novo Hidratante da MAC, que é bem caro (R$399), e que dava para manipular e sair bem mais em conta você (em algumas farmácias por menos de R$60).  Mas como não dei conta de responder a todos os comentários de pessoas que me pediram a fórmula. Decidi colocar aqui nest blog. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Prof. Dr. Fredson Serejo | Biomédico Esteta | RJ (@prof.fredsonserejo) Bora aprender a manipular esse creme? Deixei as fórmulas no final do post, mas espero que leia tudo que me levou as conclusão da formulação, para que possa realmente avançar mais nesse mundo de manipulação de cosméticos!  Se você é profissional e quer receber uma  AULAS GRATUITAS  sobre manipulação de cremes e nutracêuticos eu criei um grupo de estudos no Whatsapp.  CLIQUE AQUI   e em breve estarei liberando as aulas. O "Sér

A polêmica do DESOXICOLATO: Biomédicos proibidos!

Ontem publiquei no Instagram @prof.fredson_serejo (segue lá) sobre a situação do DESOXICOLATO!!! Mas afinal que Raio é isso? A Lipo Enzimática é um tratamento que ganhou notoriedade a partir dos anos 2000 devido à possibilidade de reduzir gordura localizada de modo simples e não cirúrgico através de sessões de aplicação de enzimas lipolíticas no local a ser tratado. De lá para cá muitos estudos foram publicados sobre essa técnica mostrando seus resultados, eficácia e segurança [1-4], trazendo confiança e novos adeptos além de tornar-se um dos tratamentos mais tradicionais para redução de gordura localizada em clínicas de estética. É um tratamento eficaz para a redução de pequenos depósitos de gordura localizada na região subcutânea logo abaixo da derme, na papada, abdômen, flancos nas costas, culotes nos quadris e região entre o bumbum e parte posterior da coxa. É indicado para indivíduos que possuem gordura localizada apesar de já terem uma rotina de atividades físicas e a

Cicatrizes Hipertróficas e Quelóides

Os autores fazem uma revisão da literatura e em sua prática clínica da fisiopatologia e das múltiplas formas preventivas e terapêuticas das cicatrizes hipertróficas e quelóides. Apesar dessas afecções serem conhecidas e descritas há quase dois séculos, seu manejo e terapia apresentam, ainda hoje, aspectos controvertidos e resultados, muitas vezes, insuficientes. É numerosa a variedade de técnicas, procedimentos e medicamentos empregados na terapêutica desses distúrbios. Os autores, com essa revisão, procuram mostrar os diferentes conceitos existentes, apresentando dois esquemas bastante práticos para a prevenção e o tratamento das mesmas. CLIQUE AGORA MESMO E SAIBA MAIS INTRODUÇÃO A cicatrização é um processo complexo que resulta na formação de um novo tecido para o reparo de uma solução de continuidade. Uma evolução normal das fases de cicatrização em um indivíduo hígido geralmente determina uma cicatriz final de bom aspecto estético e funciona