Pular para o conteúdo principal

Radiofrequência


Rejuvenescimento com radiofrequência: Efeitos baseados em evidências

(J Am Acad Dermatol 2011; 64:524-35)
                                                                                  

Existem dois processos de envelhecimento que afetam a pele um clínico e outro biológico. O clínico é o envelhecimento intrínseco ou “relógio biológico”, que afeta a pele lentamente levando a uma degeneração irreversível do tecido. Já o envelhecimento extrínseco ou biológico, é conhecido como fotoenvelhecimento, descrito em 1986, como uma exposição crônica da pele aos raios ultravioletas.
As principais características do fotoenvelhecimento da pele ao nível histológico e ultraestrutural é o acúmulo de material elástico nas papilas e na derme média, um processo conhecido como elastose solar. O colágeno que corresponde a mais de 80% do peso seco da derme, torna-se desorganizado com um aumento da quebra e redução da formação em rede. Essas alterações contribuem para o aparecimento da flacidez e das rugas.
Durante muitos anos, muitos lasers e sistemas baseados na luz têm sido desenvolvidos e avaliados na sua capacidade de reverter o fotoenvelhecimento. Contudo, os lasers ablativos têm se tornado padrões na terapia de rejuvenescimento apesar dos efeitos adversos, do prolongado tratamento e do desagradável tempo pós-tratamento.
Assim, recentemente, tratamentos alternativos com lasers não-ablativos tem se tornado mais atraente.  Eles são projetados para produzir alterações favoráveis na derme sem provocar lesões na epiderme. Contudo, a luz do laser pode sofrer difração, absorção, ou espalhamento, e somente uma pequena porção da energia emitida alcança o alvo de interesse. Consequentemente, os efeitos são proporcionalmente reduzidos.
Os equipamentos de radiofreqüência monopolar (RF) são diferentes dos lasers cosméticos, como produzem uma corrente elétrica antes da luz, a energia produzida não é sujeita a uma diminuição por difração ou absorção da melanina epidérmica. Como tal, sistemas de RF são apropriados para qualquer tipo de pele.
Terapias de radiofreqüência monopolar liberam calor uniforme em profundidades controladas das camadas dérmicas, causando contração direta do colágeno e imediato enrijecimento da pele. Remodelamento subseqüente e reorganização do empilhamento do colágeno e formação de novo colágeno é ativado meses depois do tratamento.
O objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos e quantificar histologicamente as respostas faciais da pele quando submetidas a tratamentos com RF monopolar e tratamentos não ablativos de fotoenvelhecimento, e avaliar se múltiplos tratamentos podem melhorar o efeito clínico.
Avaliação Clínica
Os voluntários mostraram clara melhora na testa e região periorbital (Fig.1 A). As fotos mostradas foram tiradas antes do tratamento, ao término e três meses depois.
Ao término de cada etapa os voluntários, dois médicos e dois observadores independentes foram questionados a avaliar os seguintes critérios: melhorias das rugas, firmeza da pele, textura e satisfação do voluntário. As avaliações foram dimensionadas em uma escala de cinco pontos (nenhuma= 0%; leve= 1-25%; média= 26-50%; boa = 51-75%; excelente= 76-100%).    

Os resultados podem ser mostrados na Fig. 1B, os dados foram analisados pelo teste de χ2, sendo estatisticamente significantes em todos os critérios. Efeitos colaterais podem aparecer como eritrema, edema, hipo ou hiperpigmentação. Em apenas um voluntário houve desenvolvimento de eritrema leve com hiperpigmentação moderada dois dias depois da quarta sessão voltando à normalidade após cinco dias (Fig. 1C).


Avaliação Histológica
Na Fig.2 são mostrados: a hiperplasia epidérmica, com aumento da espessura (tabela II), desenvolvimento de ondulações na junção dermo-epidérmica e aumento da espessura da camada granular ao término do tratamento, que continua três meses depois do tratamento.


Quantificação da elastina na derme
O fotoenvelhecimento da pele aumenta a quantidade de uma proteína conectiva chamada de elastina, que anormalmente acumula-se sob a epiderme. Após o tratamento com RF houve uma diminuição leve do acúmulo de elastina sendo mais pronunciada após três meses (Fig 3, A).
Estes resultados são confirmados quando foi atribuída a área percentual da derme ocupada por elastina usando uma análise morfométrica computadorizada. (Fig 3, B).
Com outro tipo de coloração (Verhoeff-van Gieson) foram confirmadas as mudanças do conteúdo de elastina (Fig. 3, C). Essa coloração é útil na diferenciação do tecido elástico (azul-preto) do colágeno (vermelho). As fibras elásticas (mostradas em preto) diminuem após o tratamento retornando ao conteúdo normal dentro derme papilar e reticular.
Avaliação das mudanças de colágeno na derme

Avaliação do colágeno por coloração imunocitoquímica (Fig 4, A) revelou uma banda de colágeno na junção dermoepitelial dos voluntários depois do tratamento. Essa banda de colágeno aumentou a espessura de 9,8 para 11 µm ao final do tratamento. Três meses pós-tratamento, revelou o aumento significativo da espessura da banda de colágeno para 15,6 µm. Percentualmente o colágeno tipo I aumento de 65,8 para 72,2% ao final de tratamento, sendo que três meses depois chegou a 81,2 %. Finalmente, o colágeno tipo III aumentou significativamente aumentando de 60,9 para 66,5% ao final do tratamento chegando a 73,6% ao final de três meses de pós-tratamento (Tabela III and Fig. 4, B).

Para confirmar se o aumento do nível de colágeno observado pela imunocitoquímica foi resultante de nova síntese de colágeno, o tecido foi corado por vermelho de picrosirius. O resultado é refletido pela presença da birrefringência de amarelo-laranja, que aumentou significativamente de 15,5 para 21,7% no final do tratamento e três meses pós-tratamento alcançou 26,9% (Tabela III and Fig. 5).


Em conclusão, a RF é um procedimento efetivo e válido que pode ser usado para o enrijecimento da pele e rejuvenescimento facial dos danos causados pelo fotoenvelhecimento. Essa modalidade estimula o processo de reparo e reverte os sinais clínicos e histopatológicos da idade, com a vantagem de ser um procedimento relativamente de baixo risco e pouco tempo gasto com repouso pós-procedimento.

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a manipular o SÉRUM HIDRATANTE HYPER REAL SERUMIZER da MAC.

Ontem postei um vídeo no Instagram e chegou a mais de 15 mil visualizações em menos de 24 horas. Algo que nem eu esperava! O post falava do novo Hidratante da MAC, que é bem caro (R$399), e que dava para manipular e sair bem mais em conta você (em algumas farmácias por menos de R$60).  Mas como não dei conta de responder a todos os comentários de pessoas que me pediram a fórmula. Decidi colocar aqui nest blog. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Prof. Dr. Fredson Serejo | Biomédico Esteta | RJ (@prof.fredsonserejo) Bora aprender a manipular esse creme? Deixei as fórmulas no final do post, mas espero que leia tudo que me levou as conclusão da formulação, para que possa realmente avançar mais nesse mundo de manipulação de cosméticos!  Se você é profissional e quer receber uma  AULAS GRATUITAS  sobre manipulação de cremes e nutracêuticos eu criei um grupo de estudos no Whatsapp.  CLIQUE AQUI   e em breve estarei liberando as aulas. O "Sér

A polêmica do DESOXICOLATO: Biomédicos proibidos!

Ontem publiquei no Instagram @prof.fredson_serejo (segue lá) sobre a situação do DESOXICOLATO!!! Mas afinal que Raio é isso? A Lipo Enzimática é um tratamento que ganhou notoriedade a partir dos anos 2000 devido à possibilidade de reduzir gordura localizada de modo simples e não cirúrgico através de sessões de aplicação de enzimas lipolíticas no local a ser tratado. De lá para cá muitos estudos foram publicados sobre essa técnica mostrando seus resultados, eficácia e segurança [1-4], trazendo confiança e novos adeptos além de tornar-se um dos tratamentos mais tradicionais para redução de gordura localizada em clínicas de estética. É um tratamento eficaz para a redução de pequenos depósitos de gordura localizada na região subcutânea logo abaixo da derme, na papada, abdômen, flancos nas costas, culotes nos quadris e região entre o bumbum e parte posterior da coxa. É indicado para indivíduos que possuem gordura localizada apesar de já terem uma rotina de atividades físicas e a

Cicatrizes Hipertróficas e Quelóides

Os autores fazem uma revisão da literatura e em sua prática clínica da fisiopatologia e das múltiplas formas preventivas e terapêuticas das cicatrizes hipertróficas e quelóides. Apesar dessas afecções serem conhecidas e descritas há quase dois séculos, seu manejo e terapia apresentam, ainda hoje, aspectos controvertidos e resultados, muitas vezes, insuficientes. É numerosa a variedade de técnicas, procedimentos e medicamentos empregados na terapêutica desses distúrbios. Os autores, com essa revisão, procuram mostrar os diferentes conceitos existentes, apresentando dois esquemas bastante práticos para a prevenção e o tratamento das mesmas. CLIQUE AGORA MESMO E SAIBA MAIS INTRODUÇÃO A cicatrização é um processo complexo que resulta na formação de um novo tecido para o reparo de uma solução de continuidade. Uma evolução normal das fases de cicatrização em um indivíduo hígido geralmente determina uma cicatriz final de bom aspecto estético e funciona